24 fevereiro 2016

Qual a diferença entre dinheiro e capital?

No cotidiano usamos muitas vezes os termos capital e dinheiro como sinônimos, mas será que eles querem mesmo dizer a mesma coisa?


Na verdade os dois termos tem significados bem distintos. Dinheiro é o nome do meio de troca que usamos para comprar ou vender. Ou seja, quando vamos negociar é mais fácil usar algo que todos aceitam alegremente como pagamento. Esse meio já foi moedas preciosas, sal, notas de papel e atualmente são dígitos eletrônicos na conta bancária.

Já capital é o termo usado para bens que servem para gerar mais bens. Um exemplo simples são as ferramentas de um mecânico de automóvel: com elas ele pode realizar seu trabalho mais rápido e prestar serviços de maior valor. Outro exemplo é um trator na agricultura, com esse bem de capital um agricultor pode produzir em uma área muito maior do que poderia contando apenas com suas próprias forças.

Outras formas do capital podem ser cultural (conhecimento), humano (funcionários treinados) e financeiro (dinheiro emprestado para ser investido em negócios), entre outras.

Como o dinheiro pode ser usado para comprar bens de capital, e bens de capital podem ser vendidos em troca de dinheiro, acabamos por confundir as duas coisas. Saber essa diferença é importante para valorizar as ferramentas que permitem à humanidade produzir mais coisas que estimulem o bem estar e uma vida rica, ao invés de simplesmente considerar que o trabalho é apenas para aumentar os dígitos em uma conta.