29 janeiro 2013

Proteínas: as engrenagens do organismo

Continuando nossa série para entender os principais nutrientes dos alimentos que ingerimos, chegou a vez das proteínas. A melhor metáfora para entender as proteínas é que elas são como as engrenagens que fazem a máquina do corpo funcionar.

As proteínas são cadeias construídas de aminoácidos, que são como "blocos de montar" utilizados pelo corpo. Existem basicamente 20 tipos deles, onde alguns conseguem ser transformados em outros pelo corpo, mas sempre será necessário ingerir uma quantidade razoável deles na alimentação.

Mecanismos fantásticos!  (Fonte)

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como carnes, leite e ovos, uma vez que grande parte do corpo dos animais é formado delas. Alguns vegetais, como a soja e o feijão, possuem uma quantidade considerável, mas mesmo assim bem menor.

As proteínas são responsáveis pela estrutura funcional do nosso corpo, estruturas responsáveis por permitir que os músculos se contraiam, o sistema imunológico combata os microrganismos e as células danificadas sejam substituídas.

O corpo pode transformar proteínas excedentes em carboidratos, e por suas vez transformar os carboidratos em gordura, portanto proteínas em excesso também engordam. Porém podemos dizer que esse é o nutriente mais versátil do corpo, uma vez que pode suprir diversas funções se necessário.

Veja os outros artigos da série, como carboidratos e gorduras!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...